sábado, 7 de agosto de 2010

Estranho.

Hoje minha mãe me visitou, ela e minha irmãzinha. Como de costume minha irmã quis assistir Discovery Kids. E como sempre queria que eu assistisse com ela. Mesmo odiando assistir T.V. eu aceitei. Mas ao invés de tentar me entreter eu decidi refletir sobre a programação. Tudo bem... os programas tem como publico alvo as crianças, isso é lógico mas pensa nesses assuntos:
- Os personagens não tem noção nenhuma da realidade. Se prestar atenção, eles são todos insanos, não existe qualquer ligação com a realidade. O tal de Mister Maker (concordo que incentiva a criatividade das crianças, maaas...) fez uma luva com desenhos de minhocas. Totalmente inútil até para uma criança de 7 anos como minha irmã. Até ai tudo bem. O péssimo foi o comentário logo após terminar o 'brinquedo': "agora você pode assustar todos os seus amiguinhos". Sem mais.
- Já repararam que em todos os programas e propagandas infantis a realidade deles é totalmente socialista? A sociedade prepara as crianças para uma realidade utópica, onde todos são amigáveis e gentis, sabem compartilhar e amar a todos. A programação inteira assim, 'bens materiais não importam, seja solidário e legal com seus amiguinhos' mas no comercial eles se contra dizem e só mostram brinquedos e outras formas de alienação infantil. A crianças aprendem que o mundo é um lugar perfeito, ficam felizes; crescem, percebem que aquela realidade que aprenderam não é real; se tornam pessoas deprimidas, com problemas ou simplesmente anormais.
- Outra coisa que percebi (essa é bem viajada mesmo): todos os brinquedos femininos tem como único objetivo formar boas mães no futuro. Todas as bonecas tem como unica forma de diversão a interação entre mãe e filha. Trocar roupa, limpar, alimentar, fazer dormir, etc. Se você, garota de 5 anos, se diverte com isso, no futuro não venha reclamar de machismo, você contribuiu indiretamente para essa visão incorreta de que a mulher é obrigada a fazer esses 'trabalhos' enquanto o homem só precisa trabalhar, chegar em casa beber cerveja e assistir jogo.

Ok, isso foi fruto de apenas 4 horas de sono, e minha repulsa eterna pela televisão e qualquer outro meio de comunicação que aliena a sociedade. :)

3 comentários:

  1. A alienação não é culpa dos meios de comunicação. É culpa da ignorância do povo!

    ResponderExcluir
  2. Odeio televisão , para falar verdade ... Só costumo ver Telejornal, para andar a par do que se passa por todo o Mundo e assim , quando estou sem nada para fazer vejo séries policiais , nada mais ... Prefiro ler um livro ou escrever , do que consumir lixo televisivo !
    - E eu não sabia que tinhas uma irmazinhã *-* -

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o povo deveria ser menos ignorante e ir buscar o conhecimento, mas, a TV sendo o meio de comunicação mais presente no dia a dia dos brasileiros deveria ensinar mais e alienar menos. Brasileiro não está acostumado a ir atrás de cultura, algum meio influente como a TV precisa impulsionar.

    ResponderExcluir