sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Amigo de verdade.

Eles são difíceis de se achar. Mas quando achamos nunca mais nos separamos, mesmo anos sem ver seu amigo verdadeiro, no momento do reencontro todo o tempo gasto com a distancia desaparece, meses se transformam em horas e tudo volta ao normal. Essa é uma das magias de que uma verdadeira amizade é capaz.
O duvida é: como saber se uma amizade é verdadeira?
Mesmo com inúmeras historias uma relação entre amigos não pode ser completamente considerada verdadeira, alguns testes provam a veracidade da amizade, e nesse texto quero discutir uma desses testes.
Quem é mais seu amigo? Aquele que aceita todos os seus convites e te acompanha em todas suas aventuras ou aquele que diz 'não' para metade das suas propostas?
Acredito que 1oo% responderia a primeira opção sem pensar duas vezes; porem não acredito que a pessoa da primeira opção seja sempre o 'amigo de verdade'. Obviamente um amigo deve estar sempre ao lado do outro, não importa qual seja a situação, todavia um amigo real deve saber como negar também. Quando sua aventura é algo sem fundamento, algo que pode te prejudicar, quem é o amigo que você quer do seu lado? O amigo que vai dizer 'sim' e te 'incentivar' indiretamente a fazer uma besteira ou aquele que vai dizer 'não' e talvez te orientar da melhor maneira?
Amigos de verdade sempre estão do seu lado, não importa o quão arruinado você está, eles estarão lá para de ajudar; mas um amigo que te diz 'não' não pode ser prejulgado como um mau amigo, com certeza se ele disser 'não' e mesmo se você optar pelo 'sim' e não der certo ele vai te ajudar.
Ok, então qual a razão desse texto? Eu pensei muito nesse assunto, provavelmente ele não sabe, mas um dos meus grandes amigos F. Mininelli me ensinou isso. Quando eu chegava com alguma idéia absurda ele falava: 'não, isso está errado, do outro jeito é melhor'. Na hora eu poderia até ficar bravo, mas pensava no assunto e normalmente ele tinha razão, me ajudou varias vezes. Estou assumindo essa postura nos últimos tempos, alguns amigos meus sempre pedem conselhos pra mim, e eu sempre apoiava a opção deles, mesmo não as achando corretas, queria que eles se sentissem bem, mesmo o resultado não sendo o melhor; e agora eu digo 'não', e muitas vezes desde que comecei a reparar. Dar um conselho que acredita ser realmente o melhor para um amigo, mesmo não sendo o que ele queira escutar, é o melhor caminho para ajudar. Parece estar funcionando comigo, se eu ganhasse uma moeda a cada vez que escuto: ''é...você estava certo''...
Não ache ruim quando um amigo te diz 'não', se ele for um 'amigo de verdade', esse 'não' é o melhor pra você, pelo menos pelo ponto de vista do seu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário