sábado, 18 de setembro de 2010

Gosto musical.

Nessa semana uma banda ganhou muita coisa no VMB. Todavia, ao mesmo tempo foi criticada e vaiada pelo seu estilo. Tenho que concordar que o estilo deles não é o que eu chamo de 'normal', não sou fã da música deles, e não sei quase nada da vida deles; porém fiquei indignado com os comentários das pessoas sobre eles.
Música é uma forma de expressar seus sentimentos e possui inúmeras funções, animar, aconselhar, etc. Zombar uma banda por seu estilo musical não ser da qualidade que você espera é a mesma coisa que criticar um artesão que não fez um produto com perfeição. Será que as pessoas que xingam as bandas, xingariam um velhinha que vendo um pano que não foi bordado com perfeição?
Música não é algo fácil de ser feito, assim como todas as outras formas de arte. E acima de tudo, não tem como agradar a todos. Essas bandas coloridas por exemplo, o objetivo delas é agradar o publico colorido, e fazem isso muito bem, do contrario não estariam ganhando os prêmios que ganham atualmente. E por conseguirem ganhar esses prêmios elas merecem os xingamentos de quem não conseguiu? Onde está o respeito?
Ontem em um show uma garota mostrou o dedo do meio e xingou uma dessas bandas coloridas insistentemente. Porem quando a banda tocava ela sabia todas as letras e pulou o show inteiro. De certa forma a música estava na cabeça dela. De certa forma a música proporcionou momentos animados. O único objetivo da banda era animar os que estavam escutando, e querendo ou não, conseguiu. Então qual a razão da raiva pelos componentes da banda?
Todos os estilos de música tem sua beleza, mesmo que essa beleza esteja muito escondida, ela existe. Caso você não queira procurar, ou tem medo de ser criticado por gostar de algo colorido(exemplo), apenas ignore, finja que essa banda não existe, xingar e isolar quem gosta não ajuda nada.
Ver as pessoas vaiando e ofendendo uma banda ontem me deixou com muita raiva, eu nem gosto da banda, mas saber que eles se mataram pra fazer um trabalho e quando você apresenta ele, por preconceito as pessoas te xingam e criticam seu trabalho sem ao menos conhecer por completo, pode acabar com o sonho de muitos.
Para finalizar vou dar um exemplo que me deixou muito feliz. Em outro show internacional que eu fui, essa mesma banda de ontem fez o show de abertura. Era visível a diferença de publico, e que mais da metade das pessoas não queriam que eles abrissem para a outra banda. Todavia, ao invés de vaiar e xingar, quem não gostava ficou no fundo, sentado, no bar, conversando; e deixaram o show deles rolarem. Nem se importavam. No final do show de abertura o vocalista disse algo muito maduro: "Sei que o pessoal aqui nem gosta da nossa música, mas quero agradecer pelo respeito, vocês não curtem e ficaram numa boa ai, normalmente as pessoas jogam coisas no palco e nos xingam, valeu pelo respeito galera. Vocês tem seu gosto musical e outros tem outro gosto, cada um na sua. Liberdade de expressão é tudo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário