sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Urso Polar

Alguns devem se perguntar qual o motivo da minha paixão por esse animal, tamanha paixão que até fiz uma tatuagem em homenagem a eles. Decidi escrever esse texto para explicar a tatuagem e a admiração. Para quem não sabe, a tatuagem no meu ombro esquerdo é uma pata de urso com um floco de neve dentro, foi a melhor maneira que encontrei de representar os ursos polares.
Lembro da minha época de creche, escolinha, não sei definir aquelas escolas onde as mães deixavam os filhos enquanto trabalhavam; eu provavelmente tinha entre 4 e 6 anos, a tia (sim, "tia", nesse período das nossas vidas, todos que eram bons conosco ou que nos ensinavam eram nossos "tios" e "tias") pediu pra dividirmos as fotos em animais reais e fictícios. Olhei as fotos e pensei: 'esses com belezas demasiada não podem ser reais.'; então no grupo dos reais eu coloquei o leão, a girafa e o coelho, no grupo dos fictícios eu coloquei os que não tinha certeza por consequência de suas belezas exageradas, o unicórnio (eu pensei duas vezes, afinal ele poderia ser real, só coloquei lá pela beleza mesmo), o centauro (esse eu sabia que não era real) e o urso polar. Um animal tão bonito, branco e forte não pode ser real, eu pensei.
Na correção, a tia falou que eu estava errado e me disse que aquele animal existia, foi quando escolhi um dos meus primeiros objetivos de vida: 'ver pessoalmente tal criatura'. Mas essa foi apenas a ponta do iceberg para minha paixão por eles.
Cresci tendo ele como meu animal favorito, mas nada de muito importante. Quando cai um pouco mais na realidade do mundo e percebi que eles estavam em risco de extinção fiquei muito assustado, eles não poderiam sumir, muito menos antes de eu ver um pessoalmente. Pesquisei o motivo (isso eu tinha 10 anos no máximo, não sabia nada da vida mesmo) e descobri que causa era o aquecimento global e derivações dos danos causados pelo homem. Foi nesse período que minha determinação em ajudar a natureza nasceu, pelos ursos polares.
Hoje em dia, além de possuir a mesma admiração tanto por sua beleza, quanto por suas habilidades; eles representam mais para mim, eles simbolizam a vida em todo o planeta. Parece exagero mas é real, hoje em dia a caça não é o maior perigo que eles enfrentam; o verdadeiro inimigo do urso polar é o aquecimento global. Com o aumento da temperatura e o degelo das calotas polares, eles morrem e/ou perdem seus alimentos, etc. Se algum dia eles desaparecerem provavelmente nosso planeta perde as esperanças também, eles são os mais afetados pelos nossos luxos e abusos sobre a natureza, se não resistirem é o sinal de que o planeta não aguenta mais também.
É por isso que possuo essa paixão por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário