quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eleições

Em quatro e quatro anos um evento uni todo o Brasil. Todos são iguais e possuem o mesmo desejo: o melhor para o Brasil. Cada cidadão desse país maravilhoso deixa de lado qualquer plano, para por algum tempo demonstrar todo seu amor pela terra onde nasceu. Esse evento tem um nome: Copa do Mundo.
E nesse mesmo ano, por sorte (ou não), temos as eleições. Aproveitando o espírito de união, todos os eleitores deveriam adotar como um único objetivo, exatamente o do período da Copa: o melhor para o Brasil.
Todavia, essa unificação de pensamentos não existe, a população não se torna uma força concreta rumo ao mesmo objetivo. Alguns se importam, pesquisam e decidem com convicção em quem votar; outros escolhem por influência de propagandas ou atividades passados do partido de tal candidato; outros votam nulo acreditando que com 51% de votos nulos algo de bom pode acontecer (o que não é real); e tantos outros, arrisco dizer que são a maioria, votam sem fundamento algum, apenas escolhem os engraçados ou seus semelhantes quanto à imagem ou posição social. E é sobre esse tipo de eleitor que gostaria de basear minha critica.
Antes de mais nada, quero dizer que não existe qualquer forma de preconceito em minhas palavras.
Eu não assisto tv, portanto não fazia idéia do que era o horário político desse ano. Minha mãe me visitou e comentou indignada com a 'atuação' do candidato cujo numero é 2222 (não quero citar nomes), decidi procurar na internet, e conclui a mesma coisa: uma falta de respeito para com os eleitores. ''Pior do que está não fica?'' esse é o 'melhor para o Brasil' que a população visa? Chegamos no fundo do poço? Não da pra cavar e ficar mais fundo? Acreditava que com as eleições nossa missão era melhorar, atingir níveis máximos de desenvolvimento, etc. E com os poucos minutos que assisti (fui obrigado em uma lanchonete) percebi que a única função dessa eleição é não afundar mais; escalar pensando em um futuro (próximo, pois o Brasil não é o país do futuro como todos diziam, o futuro já chegou, precisamos focar no presente) não é mais nosso 'plano A'?
Não quero mencionar o fato de que nossas opções não são animadoras, vou escrever acreditando que existem candidatos confiáveis e que votando com coerência podemos melhorar nosso país.
Com nosso sistema de voto obrigatório, arrisco dizer que mais que 65% da população vota das seguintes maneiras: candidato que 'fala bonito', candidato que promete muito, candidato engraçado, candidato que rouba mas faz estrada, candidato que passou na região onde moro e deu um beijo no meu filho, qualquer candidato pois só estou votando pra não pagar multa. Tendo isso em vista eu acredito fielmente que com voto opcional, nosso Brasil tem muitas chances de melhorar; pois pessoas sem informação ou vontade, não votariam; e com isso os 65% dos votos (que é mais que suficiente para colocar um candidato no poder) não existiriam. Os 35% restantes votariam de forma correta.
Não sou a favor de um sistema cesitário de voto, isso sim é uma forma de preconceito. Porem com a não obrigação do voto, muitos deixariam de votar, dando poder aos que querem votar e que vão colocar bons candidatos no poder.
Mês passado eu vi um ótimo 'cartaz' na rua, a melhor forma de protesto que já vi em relação à eleição. Não li, só vi a imagem, não tenho certeza do que se trata, mas o desenho era genial: um homem vestido de palhaço (representando o papel que fazemos durante as eleições) que enquanto com o mão direito cobria os olhos (simbolizando nossa cegueira em relação aos candidatos), com a mão esquerda apertava o botão na urna eletrônica. Esse desenho é a imagem perfeita de como me vejo votando, cego pelas opções que não inspiram confiança e um palhaço por ser enganado diariamente por qualquer que seja o homem (ou mulher) no poder.
O grande dia para você votar está chegando, pense bem o que vai fazer nele. Votar no cara engraçado (que pelo meu ponto de vista, não tem graça alguma); votar nulo com a falsa esperança de novos candidatos bons; etc. Pesquise um pouco, pense no melhor para o Brasil. Um cara que com seus poucos segundos de 'propaganda' no horário político apenas critica os outros candidatos e não demonstra planos e compromissos, ou pior, utiliza jargão acreditando ser engraçado...essas não são as melhores opções para nosso país.
Posso estar errado, mas quando eu voto para presidente por exemplo, eu olho para o candidato(a) e penso: 'essa pessoa vai me representar em outros países, ela vai simbolizar meu país...e essa é a imagem que eu quero passar? Essa é a pessoa que vai defender meus direitos? Tenha isso em mente antes de jogar seu voto fora.
E a historia de que 'meu voto não faz diferença, é apenas um' eu nem vou comentar, isso já foi superado a muito tempo.
Em suma, ...pense! O futuro já chegou, o presente pode mudar toda nossa nação. Não perca a chance de viver em um país totalmente desenvolvido, só para ver um palhaço no poder, esse palhaço não tem graça; engraçado é se nos colocarmos no lugar dele, cheio de dinheiro e poder rindo da população, enquanto todos continuam com suas rotinas e indignações; afinal ''pior do que está não fica''...

Nenhum comentário:

Postar um comentário