terça-feira, 27 de julho de 2010

Egoísmo

Uma das minhas mais antigas memórias é de quando tinha uns 4 anos de idade, existia um tal pirulito que era mania na época, e eu queria muito um. Minha mãe nunca quis comprar pra mim, e eu sempre pedia. Um belo dia ela decidiu comprar. Foi um dos dias mais felizes dessa fase da minha vida, quem diria um simples pirulito pode fazer uma criança tão feliz...
O mais incrível não foi o fato de eu ficar feliz com uma item totalmente sem valor, e sim o fato de eu não querer comer ele. Isso mesmo, eu não queria comer ele. Uma certa pessoa que conheço falaria agora: ''isso é probleminha, e precisa de tratamento''. Melhor me explicar pra não achar que sou louco: não é que eu não queria comer ele, eu não queria comer ele sozinho. Eu queria dividir com todos na rua. Mesmo com 4 anos de idade eu já me preocupava com os sentimentos das outras pessoas, mesmo sem conhecer elas. Eu acreditava que se aquele pirulito me fez tão feliz, poderia fazer as outras pessoas se sentirem melhores também. Provavelmente todos pensaram que eu tinha algum problema, mas eu ofereci para todos na rua, sem exceção, todos mesmo (até para um cachorro, ok, essa parte eu confesso que foi bem de louco).
Eu lembro bem de um homem que estava correndo, provavelmente indo para o trabalho, de gravata, pasta na mão, etc. Ele estava com uma expressão muito séria e provavelmente preocupada. Eu ofereci o pirulito e ele mudou totalmente, ele abriu um sorriso e agradeceu. Sei lá, pode ser besteira minha, mas talvez mesmo com um pequeno gesto de gentileza aquele homem teve um dia melhor, pelo menos um sorriso eu garanto que ele deu aquele dia.
Deve estar se perguntando: ok, bela historia, mas em que isso vai acrescentar no meu dia?
Resposta: Pensando nisso, um item, um gesto ou qualquer coisa que pode não ter valor nenhum pra você, não custa nada e mesmo assim pode fazer outra pessoa feliz, ou pelo menos dar um sorriso, eu fiz algo hoje, algo que me custou a mesma coisa que custava oferecer um pirulito.
Eu doei sangue. Único ''sacrifício'' que fiz foi acordar cedo e andar até o Hemocentro. Para mim não foi nada, perdi 1 hora do meu dia. Mas o que isso pode significar para a pessoa que vai receber esse sangue? No caso do pirulito, o tal homem ganhou alguns segundos de alegria, se divertiu com uma criança na rua; mas e no caso do sangue? Eu fiz um gesto muito pequeno para mim, mas que para outra pessoa pode significar a salvação de um familiar, amigo, etc. Não estou me achando um herói, longe disso.
Pense nisso, as vezes pequenos gestos podem ser tudo no dia ou na vida de outra pessoa, não pense apenas em si mesmo, dar-se um pouco para ajudar outra pessoa pode mudar muita coisa. Não estou falando para você ir amanhã doar sangue, o que seria muito bom, estou dizendo para apenas refletir, todos podemos ser pessoas melhores sem perder nada; as vezes um único sorriso, um 'bom dia' ou um abraço pode ser muito no dia de outra pessoa.

...

E para terminar uma coisa que o Chris Milles (Skins) falou que me serve muito de lição para vida e tem tudo a ver com esse texto:
''I smile a lot. And people smile back. It’s contagious, like a lovely sort of gonorrhea.''

Um comentário: